sábado, 28 de fevereiro de 2009

Escola Estadual Odair Martiniano

Fundada em 9 de maio de 1909, a EEPSG Buenos Aires foi a primeira escola pública oficial a ser instalada no bairro de Santana, com nome de Grupo Escolar Santana.
Em 98 anos de funcionamento, ela passou por três endereços. Primeiro funcionou na Rua Voluntários da Pátria em um prédio que posteriormente foi demolido para dar lugar à Avenida Brás Leme. Entre 1914 e 1962 a escola funcionou na Avenida Cruzeiro do Sul, 3001 prédio que atualmente é ocupado pela EEPSG Padre Antonio Vieira. No dia 6 de agosto daquele ano mudou-se definitivamente para o atual endereço na Rua Olavo Egidio, 1008, em Santana.
O Grupo Escolar Santana passou a chamar Buenos Aires em 1935, no Governo de Armando de Sales Oliveira, quando educadores argentinos estiveram em São Paulo e foram convidados pelo então professor Antenor Romano Barreto, diretor-geral do Departamento de Educação. Daquela data em diante, a escola recebeu o nome de Grupo Escolar Buenos Aires.
A resolução nº. 24 publicada em 1976 deu-lhe o nome de EEPG. E em janeiro de 1988, a escola primaria e ginasial passou-se também ao estudo secundário com o nome de EEPSG Buenos Aires.